top of page

Evolução no Treinamento

  • Foto do escritor: Débora Peloggia
    Débora Peloggia
  • 6 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

Um processo de paciência e aprendizado.


Para início de conversa, sobre a foto: um casal queridíssimo, realizando esse agachamento maravilhoso! Ainda temos muito a evoluir, mas depois de muito alongamento, mobilidade e força, o agachamento está saindo assim... lindo! Meus olhos até brilham de alegria! hahaha


Muitos clientes, no primeiro encontro, me dizem que me procuraram porque têm medo de fazer exercícios de forma errada e se machucar.

E, de fato, quando realizo a avaliação funcional, percebo limitações que causam disfunções nos movimentos. Logo penso que, realmente, se colocarmos uma carga pesada em um cliente sem treino, sem preparo e sem aprendizado, o risco de lesão será bem alto.


Mas é preciso entender que o treinamento de força, musculação, funcional, ou qualquer outro nome que você queira dar, envolve aprendizado. E nesse processo, é necessário desenvolver estratégias para que tudo evolua conjuntamente.


Não é profissional focar exclusivamente no ganho de massa, emagrecimento ou performance. É preciso paciência, constância, evolução e uma gestão adequada de riscos e benefícios.


Meu cliente não vai aprender a executar todos os movimentos perfeitamente (de acordo com seus padrões individuais) na primeira sessão, nem na segunda, e talvez, mesmo após dois meses de treino com uma boa execução, ele por ter um dia de "movimento cag*do" hahahaha. Mas, a longo prazo, o processo de aprendizado está acontecendo, e precisamos confiar e ter paciência para ver os resultados.


Não basta apenas mandar o cliente agachar. É necessário fornecer as ferramentas para que ele consiga executar corretamente. Isso envolve muitos processos! Muito alongamento, mobilidade, controle de movimento, consciência corporal, incentivo e reforço positivo. É repetir todos os dias: "controle o joelho, coloque força ali, ajeite a coluna aqui", também "viu como está mais alinhado?! Você percebeu como seu tornozelo está se movimento melhor?", e também gerir riscos... um dia é só com o peso corporal, no outro com halteres/kettlebell, depois uma barra nas costas.


Mas é uma via de mão dupla... Eu, como profissional, preciso aplicar tudo isso, e meu cliente precisa de paciência, confiança e regularidade! Sem treino, não há evolução. Sei que é MUITO difícil não ver a evolução na primeira semana ou no primeiro mês, mas é preciso persistir e continuar.


Clientes, tenham paciência, confiança e regularidade!

Profissionais, tenham processos, paciência e atitude!

Commentaires


Les commentaires sur ce post ne sont plus acceptés. Contactez le propriétaire pour plus d'informations.
debora_002_ok_edited.jpg

Olá, eu sou a Débora!

Profissional do movimento!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Twitter
bottom of page