top of page

Desvendando o Treinamento de Força!

  • 11 de ago. de 2022
  • 4 min de leitura

O você de amanhã vai te agradecer por fazer um treinamento de força hoje! Saiba o que é e os benefícios da prática.




Engana-se quem acha que o treino de força, por meio da musculação ou do treinamento funcional, seja somente para as pessoas que tem por objetivo ser extremamente musculosas. Na realidade, estimular o desenvolvimento dos músculos é muito importante para todos os objetivos, até para o emagrecimento (achou era só fazer cardio, né?)!

Afinal, o que é treinamento de força?

O treinamento de força, treinamento resistido ou treinamento com pesos são exercícios que exigem que a musculatura corporal se movimente contra uma força oposta. Essa força oposta pode ser gerada por equipamentos (halteres, barras, elásticos, entre outros), ou até mesmo a gravidade. Como se trata de exercício físico, o treinamento deve seguir um planejamento.


Entre os benefícios do treinamento de força, podemos destacar o trabalho com:


  • força máxima

  • potência

  • resistência muscular

  • coordenação

  • velocidade

  • agilidade

  • equilíbrio

  • diminuição da incidência de lesões


Importante destacar também que o treinamento de força tem uma grande contribuição nos parâmetros fisiológicos como:


  • melhora dos sistemas cardiovascular e endócrino

  • melhora do perfil lipídico, da composição corporal e do estresse fisiológico

  • aumento da densidade óssea

  • controle da taxa metabólica de repouso

  • controle da pressão arterial


Ok, tudo bem! Muito abstrato, né?! Vou tornar toda essa informação mais sólida e destacar os benefícios para alguns públicos diferentes. Vem comigo!

É fato que a prática esportiva desde criança traz inúmeros benefícios que são levados para a vida toda. O treinamento de força também contribui para esses benefícios em diferentes vertentes. Assim como aspectos fisiológicos (densidade óssea, composição corporal, aptidão cardiorrespiratória, lipídeos sanguíneos), as habilidades motoras são extremamente beneficiadas no programa de treinamento.

É uma grande oportunidade para que a criança aumente seu repertório motor, mantenha seu corpo funcionando de forma eficaz, prepare seus músculos e articulações para outras atividades e esportes e previna o desenvolvimento de doenças, como a obesidade.

Cria-se também oportunidades para que crianças atípicas desenvolvam suas habilidades sociais, aprimorem suas percepções e melhorem sua autoestima.

Além de que, quanto mais cedo começar, maior a chance de tornar o exercício físico e o cuidado com o corpo um hábito para a vida toda.

Mas cuidado! É importante que os programas de exercício físico sejam bem orientados por um Profissional de Educação Física, de preferência os que são especialistas em Aprendizagem e Desenvolvimento Motor para que essa experiência seja grandiosa!


Além dos benefícios fisiológicos que já foram citados, o treinamento de força pode contribuir fortemente para uma rotina de trabalho e estudo para os adultos. O bom funcionamento dos músculos e das articulações fazem com que seu corpo consiga se sustentar por mais tempo em uma posição. O treino certamente irá reduzir a incidência de lesões ocasionadas por movimentos repetitivos ou reduzir dores nas articulações como lombar e joelhos.

Na fase adulta, muitas pessoas procuram por emagrecimento, e para este objetivo, o treinamento de força é INDISPENSÁVEL.

Para que a redução da gordura corporal aconteça é preciso que o gasto energético seja maior do que o consumo de energia. O gasto energético é calculado principalmente através da taxa metabólica basal e do exercício físico. Porém, a taxa metabólica basal é refém da massa magra! À medida que a massa muscular magra aumenta, a taxa metabólica aumenta e contribui para que o objetivo seja alcançado. Voilá! Assim acontece o processo de emagrecimento.

Portanto não adianta se matar na esteira, correndo na rua, fazendo 1 milhão de burpees… Se não fizer força… não vai dar certo.

Ps: o aeróbio contribui sim, e muito! Mas é um trabalho em conjunto.


Existem diversas transformações graduais que envolvem o envelhecimento. As mudanças afetam fatores fisiológicos, psicológicos, sociais e culturais, e são acompanhadas de prejuízos neuromusculares, cardiovasculares e metabólicos.

Entre os prejuízos, a perda de massa magra progressiva e a rigidez articular impactam diretamente na qualidade de vida da pessoa idosa, que acaba se tornando cada vez mais dependente para atividades cotidianas.

Além de todo benefício social e ligado à autoestima da pessoa idosa, o treinamento de força pode agir diretamente no problema, construindo a oportunidade de preservar a capacidade funcional dos idosos, garantindo força, autonomia, independência, bem-estar e qualidade de vida.


O treinamento muscular é um grande aliado para minimizar dores do público cadeirante, resultantes de um uso prolongado da cadeira de rodas, a inatividade dos músculos e movimentos repetitivos.

O exercício de força para esse público também contribui para que o volume de oxigênio e aumento de potência aeróbia e anaeróbica evolua, resultando em uma melhora na autonomia para atividades cotidianas.


Ok. Vamos ao que interessa! Está precisando começar HOJE um Treinamento de Força? Entre em contato!

Vamos construir um planejamento para que você treine em qualquer lugar: em casa, na academia, na praça!


Estou te esperando!

Bons treinos,

Débora.



REFERÊNCIAS

Prescrição e periodização do treinamento de força em academias - Prestes, J., Foschini, D., Marchetti, P., Charro, M., Tibana, R.

Riscos e benefícios do treinamento de força em crianças: novas tendências - Júnior, A., Fleck, S.

Relação entre treinamento de força e redução do peso corporal - Arruda, D., Assumpção, C., Urtado, C., Dorta, L., Rosa, M., Zabaglia, R., Souza, T.

Benefícios do treinamento de força para idosos - Mendonça, C., Moura, S., Lopes, D.

Desenvolvimento de uma estação de treinamento muscular para cadeirantes. Rezende, L.



Comments


debora_002_ok_edited.jpg

Olá, eu sou a Débora!

Profissional do movimento!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Twitter
bottom of page